Apesar de controverso e polêmico, o Top 10 dos aviões de combate
envolvem uma série de fatores, desde tecnologia, quantidade em serviço,
experiência de combate e preço. Vou abordar nessa postagem somente os
aviões de superioridade aérea, de categoria média/pesada, principais dos
grandes produtores e usuários.
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1° Lugar: Lockheed Martin F-22 Raptor
Sem dúvidas o melhor avião de combate da atualidade é o Lockheed Martin F-22 Raptor, pois com sua tecnologia stealth
é muito mais difícil de ser detectado que qualquer outro modelo de
aeronave de combate. Por ser uma aeronave furtiva, ele tem como se
aproximar de seus adversários antes de ser detectado e lançar seus 6
mísseis AIM-120 AMRAAM cada qual com 180 km de alcance. O desempenho do Raptor é ainda otimizado pelo radar AN/APG-77 com 400 km de alcance máximo.
Porém como nada é perfeito, o Raptor tem alguns problemas devido à utilização da tecnologia stealth, além do altíssimo preço e complexidade operacional, o Raptor aumenta seu RCS
(seção transversal de radar) quando abre a baia de armas para disparar
seus mísseis, perdendo assim parte de sua furtividade. Para manter sua
seção reduzida de assinatura por radar de 0,01m² o Raptor deve
permanecer totalmente limpo, isto é, com o trem de pouso recolhido, com a
baia fechada e sem tanques ou mísseis externos.
Devido as duas baias internas, o Raptor perde espaço para combustível
interno, sendo assim em missão real de combate, o Raptor deve utilizar
dois tanques auxiliares externos, como pode ser visto na foto acima e aqui.
Mesmo com os dois tanques externos seu alcance ainda é o menor dentre
os Top 10 dessa lista. Com os tanques externos de 2270 litros, a
assinatura do Raptor cai significativamente perante os novos radares
russos Irbis-E e BARS.
É importante dizer também que sua furtividade é relacionada à detecção por radar, pois sua assinatura infra vermelha
é igual a de outras aeronaves de combate. Em pós combustão um Raptor
pode ser atingido por um míssil russo Vympel R-27ET a 120 km de
distância.
Mesmo com a tecnologia do super cruise, que permite o Raptor
atingir velocidade supersônica sem o uso de pós combustão, o motor ainda
emite calor, hoje mísseis mais avançados de médio e curto alcançe são
sensíveis ao ponto de "enxergar" alvos do tamanho de um cigarro aceso.
Devido ao alto custo de produção e operação, o Raptor parou de ser
produzido em 2009, mesmo com a encomenda ainda incompleta. Hoje os EUA
operam 167 F-22, apesar de ainda controversa, a continuidade de sua
produção ainda é discutida pelo governo e militares.
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2° Lugar: Sukhoi Su-35S
O Su-35S é o mais novo avião a entrar em serviço na VVS, seus aviônicos e armamentos são os mesmos do PAK-FA,
porém o Su-35S possui a capacidade de transportar até 12 mísseis do
tipo "dispare e esqueça" (radar ativo) e a super manobrabilidade,
características não comuns a aeronaves stealth. A VVS tem
operacional hoje 3 Su-35S de uma encomenda de 48 unidades do primeiro
lote. Suas características e desempenho são otimizadas para burlar a
tecnologia stealth, tendo em vista que um Raptor limpo e sem o
uso de pós combustão é "visto" por seu radar a 90 km de distância e um
bombardeiro estratégico B-2 Spirit a 165 km. O Su-35S será o adversário
do futuro F-35 Lightning II, porém muito mais barato, armado e
manobrável.
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3° Lugar: Sukhoi Su-30
Mesmo não sendo um "caça puro" o Sukhoi Su-35 é um aversário muito
perigoso à qualquer outro oponente, pois suas características de caça
foram herdadas de seu antecessor o Su-27. Criado como aeronave
multifuncional otimizada para ataque o Su-30 tem como objetivo principal
a exportação, para substituir tanto os caças como intercepatores e
aviões de ataque. Com seu radar Phazotrom N010 Zhuk-27 na versão da VVS
ou N011M BARS nos modelos de exportação, o Su-30 tem capacidade de
localizar alvos de grande porte até 350 km de distância, monitorar 15
alvos e atacar 8 simultâneamente com seus mísseis Vympel R-27ER ou
R-27AE com 170 km de alcance.
Hoje após 15 anos de sua introdução em serviço na VVS o Su-30 já conta
com 10 usuários e cerca de 350 unidades em serviço com mais de 200
encomendas devido a seu preço acessível se comparado a outras aeronaves
inferiores que descreverei a seguir.
Apesar de não possuir uma velocidade e razão de subida digna de um caça,
o Su-30 tem a mesma fuselagem do Su-27UB e com a adição de canards
auxiliares o tornam o mais manobrável dentre todos os caças da
atualidade. Essa característica lhe proporcionou um desempenho em
combate superior a aeronaves puramente caças como os F-15C Eagle e a
aeronaves menores otimizadas para superioridade aérea como os
Eurofighter Typhoon em missões de combate simulado durante exercícios
militares realizados pela Força Aérea Indiana em conjunto com a USAF e a
RAF.
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4° Lugar: Boeing F/A-18E Super Hornet
A aeronave naval multifuncional Boeing F/A-18E derivada do McDonnell
Douglas F/A-18 é sem dúvida o avião mais bem armado para combate aéreo
dos EUA. Por ser um avião embarcado, seu desempenho é relativamente
limitado, assim como sua manobrabilidade, porém a combinação de 10
AIM-120 AMRAAM com quase 500 unidades em serviço e o custo unitário de
US$ 55 (milhões) o tornam o mais eficaz avião de combate ocidental.
Diferentemente do Raptor e do F-15 Eagle, sua produção ainda continua
sem previsão de encerramento, tanto para a US Navy como para a Royal
Australian Air Force. O F/A-18E Super Hornet possui também uma versão
para guerra eletrônica nomeada de E/A-18G Growler que também continua em
produção. Sem dúvida dentre os "pré eleitos" para o programa FX da FAB, o Super Hornet é a melhor opção pensando em desempenho e poder de fogo para nosso país.
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5° Lugar: Sukhoi Su-27
A primeira aeronave concebida com o conceito de superioridade aérea na
URSS ainda é temível por sua combinação de desempenho, manobrabilidade e
armamento. Com 650 unidades servindo 11 países o Su-27 acumula 27 anos
de serviço, sendo o mais antigo e de maior quantidade em serviço de
todas as aeronaves de superioridade aérea no mundo. Seu projeto se
iniciou com a necessidade da Força Aérea Soviética de possuir uma
aeronave superior ao F-15A americano, assim o Su-27 recebeu uma
capacidade de manobra, radar e armas superior ao adversário. Seu design
otimizado para combate é até hoje empregado em novos aviões em produção
tanto na Rússia como na China. Hoje devido ao emprego da tecnologia stealth
pelos EUA, o Su-27 que ainda continua em produção, tem seu novo e mais
letal modelo, o Su-27SM2 que com novos motores, armas, radar e aviônicos
o tornam muito próximo do Su-35S e superior em combate a qualquer
modelo ocidental de tecnologia não furtiva.
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6° Lugar: McDonnell Douglas F-15C Eagle
Visto por muitos como o melhor caça do mundo por ser a aeronave de
superioridade aérea com o maior número de missões e vitórias em combate,
o F-15C apesar de seus 26 anos de serviço ainda é uma excelente
aeronave. Quando seu desempenho foi testado junto a alguns Su-27
conseguidos pelos EUA de algumas repúblicas da URSS na década de 90, se
mostrou relativamente inferior, daí surgiu a proposta de substituí-los
totalmente pelo F-22 Raptor, mas com a complexidade operacional do
Raptor e a crise financeira americana, o F-15C ainda será a base da
defesa aérea dos EUA por muitos anos. Mesmo com sua produção encerrada, o
Departamento de Defesa dos EUA divulgou que pretende ainda manter 178
dos atuais 367 F-15C em serviço para além do ano 2025, pois seu custo
operacional é baixo pelo desempenho que ele oferece. Esses aviões serão
atualizados com novos aviônicos para se equipararem aos modelos mais
novos e avançados.
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7° Lugar: Eurofighter Typhoon
Em serviço desde 2003, o Eurofighter Typhoon já atinge a quantidade de
224 unidades produzidas, servindo a 6 países. O Typhoon possui uma gama
de aparelhagem eletrônica e materiais compostos estruturais que o
colocam em posição a altura de seus rivais russos e americanos.
Concebido para ser uma aeronave multifuncional o Typhoon transporta todo
tipo de arma tática utilizada pelos países da União Européia. Devido a
seus possantes motores e seu tamanho e peso reduzidos, o Typhoon é o
caça ocidental com maior razão de subida.
Mesmo sendo pequeno, o Typhoon mostra sua grande capacidade de carga na
foto acima. Apesar de ainda utilizar como arma principal para combate
aéreo o AIM-120 AMRAAM de fabricação norte americana, um novo míssil
está sendo desenvolvido pela UE para equipar essas máquinas. O MBDA
Meteor terá 20% de alcance a mais que o AIM-120 se aproximando assim
mais do alcance dos mísseis russos. O Typhoon receberia uma colocação
melhor dentre os Top 10 se não fosse dentre os caças não stealth o mais caro.
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8° Lugar: Mikoyan Mig-31
De aparência velha e obsoleta, o Mikoyan Mig-31 engana muita gente, pois
mesmo não tendo uma boa razão de subida, sua combinação de radar,
velocidade e alcance dos mísseis é imcomparável a qualquer aeronave de
combate em serviço atualmente. O primitivo radar Zaslon-M de limitada
eficácia contra aviões de RCS
reduzido ainda é capaz de localizar alvos de grande porte como
bombardeiros B-52H e B-1B tanto quanto aeronaves sentinelas (AWACS) E-3
Sentry a 400 km de distância. Seus mísseis R-33 tem um alcance máximo de
228 km foram utilizados com êxito na Guerra da Chechênia.
Mesmo não tendo a manobrabilidade como característica, o Mig-31 é o mais
rápido dentre os atuais aviões de combate. Devido a sua idade avançada,
hoje os Mig-31 em serviço passam por um upgrade, como parte da
modernização a aeronave receberá novos aviônicos e um novo míssil (R-37)
que durante testes em 1994 atingiu alvos a 300 km de distância. Apesar
da lenta reforma das 177 unidades em serviço ativo, a Rússia ainda
mantém um estoque de mais de 100 unidades na reserva. Alguns modelos já
modernizados com a dsignação de Mig-31BM podem utilizar mísseis Kh-31P
anti radar para supressão de defesas inimigas.
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9° Lugar: Sukhoi Su-33
O Su-33 é a atual aeronave de superioridade aérea naval da VMF (marinha
russa), com somente 24 aeronaves a bordo do porta aviões Almirante
Kuznetsov, o Su-33 merece entrar na lista dos Top 10 por utilizar o
poderoso míssil Vympel R-27EM, que mesmo sendo de orientação semi-ativa,
atinge alvos a 170 km de distância. Sua fuselagem e motorização são os
mesmos dos primeiros Su-35 porém otimizados para pouso, decolagem e
estocagem dentro de porta aviões.
Como curiosidades, o Su-33 é de todos os caças o que possui maior razão
de subida e a única aeronave tática no mundo capaz de operar um míssil
nuclear supersônico. A combinação Su-33 + 3M80 Moskit é o pesadelo de
qualquer navio de guerra atual.
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10° Lugar: Dassault Rafale
O Dassault Rafale é o substituto dos famosos Mirage, que serviram não só
a França mas dezenas de outros países em várias guerras a partir da
década de 60. É indiscutível que a larga experiência em combate dos
Mirage foi transformada em tecnologia e aplicada ao Rafale. Porém como
todo produto francês tem suas controvérsias, pois dados do fabricante
relatam que o radar do Rafale pode rastrear até 40 alvos simultâneos e
que sua capacidade de carga é de 9,5 t, maior que a de um F-15C.
Certamente tais informações não condizem com a realidade.
Acima vê-se o Rafale em configuração de ataque e superioridade aérea,
para longas distâncias, claramente se vê que a carga de aproximadamente
6500 kg é distribuída de forma "espremida" em sua minúscula fuselagem e
asas. Nessa configuração, a aeronave se torna subsônica e sua capacidade
de manobra cai a zero. O Rafale é um dos concorrentes do programa FX da FAB.
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Considerações gerais
Omiti dessa lista aeronaves como o Jian J-11 chinês, que é uma cópia do
Sukhoi Su-27, o Saab JAS-39 Gripen, o F-16 Fighting Falcon e o
Mitsubishi F-2 por terem somente um motor e não se equipararem ao
desempenho de nenhum dos Top 10 e por último o Mig-29, que é relegado à
execução de funções secundárias.
Fonte: Tecnologia militar e aeronáutica
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