quarta-feira, 25 de maio de 2016

Review do OneDrive - tudo que voce precisa saber

Antes de iniciar o post, devo esclarecer uma coisa: aqui você não vai encontrar comparativos para definir qual é o melhor serviço de armazenamento na nuvem. Eu fiz uma pesquisa breve, comparei alguns pontos que me agregam valor (que vou expor aqui) e decidi pelo OneDrive. Não se trata de propaganda do serviço; vou expor minha experiência até o momento para servir de base para quem não o conhece.
Eu tenho um HD externo com mais de 300 Gb de conteúdo musical com qualidade igual ou superior a 192 Kbps (a maioria é 320 Kbps) que fui garimpando ao longo dos últimos 5 anos. Este, na verdade, é o segundo HD, pois tive um problema físico com o primeiro e precisei garimpar várias MP3 novamente. Ainda assim, apenas neste ano eu percebi que precisava armazenar meus conteúdos de forma mais prática, acessível e segura. Daí, optei por procurar um serviço de nuvem que pudesse me atender primordialmente nesse objetivo — primordialmente, porque ele deveria ser útil para outros formatos também. Além disso, levei em consideração o fato de eu ter uma rede com upload baixo (1 Mb). Neste caso, é mais interessante aumentar o tamanho do espaço aos poucos e, de certa forma, pagar por aquilo que efetivamente usa.


Quando falamos de armazenamento na nuvem, imediatamente somos inclinados para 3 serviços muito populares: Dropbox, Google Drive e iCloud Drive. Eis as minhas conclusões sobre cada um:
>> O Dropbox só disponibiliza 2Gb de espaço gratuito e o plano pago disponibiliza 1Tb, ao custo de US$ 9,99 mensais. Eu não preciso de tanto espaço assim de cara. Também não achei nada que me convencesse a ficar com ele, nenhum diferencial do Dropbox em relação aos concorrentes. Por sinal, ele permite editar alguns arquivos, usando o Office Online (da Microsoft hehe)… Mas ele por si só não tem diferencial.
>> O plano pago do Google Drive tem as opções de 30Gb e “ilimitado” (1Tb, na prática). Embora tenha a praticidade dos seus aplicativos para editar arquivos, a falta de planos compatíveis pra mim e o fato de compartilhar meu espaço com o GMail não me agradou (só meu GMail já tem 10Gb utilizados).
>> E o iCloud Drive? Como sou usuário Apple, seria algo natural, não é mesmo? Existe a opção de planos pagos intermediários de 50 e 200Gb, mas o fato de compartilhar espaço com os backups dos dispositivos Apple (algo suscetível a bugs, como evidenciei recentemente) sem que você consiga gerenciar isso de forma transparente me fez descartar esta opção. A Apple continua engatinhando neste quesito.


E os serviços de música na nuvem, como Google Play Music ou Apple Music? Eles permitem que o usuário possa subir músicas para armazenamento online. Eu até os considerei, até o momento em que lembrava que eles eram focados em música: o espaço disponível é apenas para arquivos de música. Muitos álbuns que tenho possuem arquivos que não são no formato MP3 (scans de capas dos álbuns, vídeos, iTunes LPs…). Sem contar que eu não poderia usar o serviço para subir documentos genéricos nem fotos… Logo, esses serviços não me atenderiam.
Acabei optando pelo OneDrive da Microsoft. O plano gratuito começa com 15Gb, e os planos pagos são de 100Gb, 200Gb e 1Tb, com preços similares aos dos concorrentes (o plano de 1Tb ainda dá direito ao pacote Office 365). No momento, estou pagando o plano de 100Gb, ao custo de US$ 1,99 por mês. Agora, vou explicar o mais sobre o OneDrive e porque ele foi a minha escolha.

Como expliquei, os arquivos que eu pretendo manter na nuvem são principalmente MP3. O OneDrive possui integração com outro serviço da Microsoft, o Groove (chamado anteriormente de XBox Music). Com isso, todas as músicas que você subir para o seu OneDrive estarão automaticamente disponíveis no Groove! Muito prático para mim: posso ouvir as minhas músicas via streaming e até mesmo montar playlists. Gostaria de um aplicativo para Mac (o Windows 10 já tem um aplicativo nativo), mas não me importo ouvir pelo browser até que apareça um. O Groove ainda tem aplicativo para smartphones (Android, iPhone e Windows) e, assim, eu não preciso mais plugar o meu iPhone no computador para transferir as músicas que eu quero colocar lá. E funciona offline também: como no Spotify, eu posso baixar as músicas para o dispositivo. Para ficar perfeito, seria bom poder escolher músicas específicas (hoje só é permitido baixar playlists e álbuns completos).
Voltando ao OneDrive, ele também permite visualizar prévias de arquivos (inclusive vídeos, muito útil para quem tem arquivos de videoclipes musicais como eu) e possui integração com o Office Online, que é bem mais robusto que as ferramentas para edição do Google Drive. Ele também permite compartilhar arquivos com pessoas específicas ou a partir de algum link para download. Ele também permite criar e compartilhar álbuns de fotos a partir das imagens que você sobe.  Sem contar a integração com o Outlook, onde você pode enviar seus arquivos ou baixar anexos de emails direto para o OneDrive. Acredito que a integração possa ser ainda maior pra quem usa dispositivos Microsoft, como os consoles XBox. Infelizmente, é meio utópico esperar que a Microsoft lance algum aplicativo para o PlayStation 3, mas não custa sonhar. O aplicativo do OneDrive está disponível para dispositivos que rodam Android, iOS, Windows e OSX (Mac).


A forma de utilização do OneDrive é simples. Por padrão, é criada uma pasta no seu computador a partir de onde será feito o upload dos arquivos para a nuvem. Infelizmente, no Mac não é possível mudar este procedimento; no Windows, parece ser possível escolher o local da pasta do OneDrive. No Mac, é possível escolher quais pastas serão sincronizadas: isto facilita quando você quiser baixar arquivos específicos. Cada alteração nesta pasta é detectada automaticamente caso o serviço esteja rodando (um ícone fica visível na barra de ferramentas do Mac) e a sincronização é realizada. Diferente do Dropbox e do Google Drive, não é possível pausar uma sincronização; uma alternativa é encerrar o serviço, mas seria bom que a Microsoft disponibilizasse esta função.
Apesar das pequenas limitações, por agregar várias funcionalidades de forma prática e funcional, a Microsoft ganhou a minha preferência. Estou utilizando o OneDrive + Groove desde Julho deste ano e não me arrependo. Provavelmente vou fazer o upgrade da minha conta ao longo do ano que vem, já que ainda tenho bastante coisa pra subir (subi “apenas” 50Gb). Caso surja futuramente algum fato novo que venha a corroborar ou mudar esta opinião, voltarei para atualizar este post.


NOTA: 9 / 10

Fonte: O que eu achei disso
O Brasil é o país onde os investimentos de renda fixa possuem a maior taxa de juro real do mundo. Você já sabe que juro é a remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro. Quando você deposita dinheiro na poupança, quando compra títulos públicos ou compra títulos privados como CDB, LCI, LCA, debêntures, etc, está fazendo um empréstimo para o governo (no caso dos títulos públicos) ou para instituições privadas esperando receber uma taxa de juros como a remuneração do seu dinheiro no decorrer do ...

Leia texto completo em: www.clubedospoupadores.com/investimentos/juros-reais-no-brasil.html © Clube dos Poupadores
O Brasil é o país onde os investimentos de renda fixa possuem a maior taxa de juro real do mundo. Você já sabe que juro é a remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro. Quando você deposita dinheiro na poupança, quando compra títulos públicos ou compra títulos privados como CDB, LCI, LCA, debêntures, etc, está fazendo um empréstimo para o governo (no caso dos títulos públicos) ou para instituições privadas esperando receber uma taxa de juros como a remuneração do seu dinheiro no decorrer do ...

Leia texto completo em: www.clubedospoupadores.com/investimentos/juros-reais-no-brasil.html © Clube dos Poupadores
O Brasil é o país onde os investimentos de renda fixa possuem a maior taxa de juro real do mundo. Você já sabe que juro é a remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro. Quando você deposita dinheiro na poupança, quando compra títulos públicos ou compra títulos privados como CDB, LCI, LCA, debêntures, etc, está fazendo um empréstimo para o governo (no caso dos títulos públicos) ou para instituições privadas esperando receber uma taxa de juros como a remuneração do seu dinheiro no decorrer do ...

Leia texto completo em: www.clubedospoupadores.com/investimentos/juros-reais-no-brasil.html © Clube dos Poupadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário