quarta-feira, 25 de maio de 2016

Sites de busca de emprego realmente funcionam? Descubra.


Quando buscamos uma recolocação no mercado, vários sites de busca de empregos oferecem serviços de envios de currículos, exemplos de sites são a Catho, Vagas, Infojobs entre outros. Este parece ser um ramo lucrativo, já que este tipo de serviço vem crescendo significativamente nos últimos anos. Mas será que realmente funcionam?

Cadastro em sites de busca de empregos

Num primeiro momento, ao acessar o site de busca de empregos, o cadastro do currículo é gratuito, mas quando você tenta se candidatar para uma determinada vaga, você é informado que está disponível apenas para assinantes. Isso acaba sendo um problema, pois para uma pessoa desempregada esse valor pode fazer a diferença, além do que, não há garantias que funcione.
A frustração vem à tona quando sentimos que tínhamos potencial para a vaga em questão, pois possuíamos todas as qualificações apontadas, mas nem chamados somos. A resposta, mesmo que seja negativa, é fundamental para planejamento profissional e busca de melhorias no currículo.
Cadastrar-se em mais de um site de busca de empregos tem, muitas vezes, tem o mesmo resultado de cadastrar-se em somente um, pois a mesma vaga é ofertada em todos eles. Repare pela descrição da vaga, nome da empresa, qualificações descritas em um site e outro, elas não mudam.
Outra situação que incomoda é que a mesma vaga de um mês atrás aparece em aberto novamente. Será que nenhum candidato foi selecionado? Qual o motivo de uma empresa manter em aberto o processo seletivo por tanto tempo se o objetivo deveria ser contratar um profissional qualificado em menor tempo possível. Isso só leva a crer que a vaga não saiu do sistema do site recrutador.
Uma enquete realizada no Linkedin sobre o tema mostra que a maioria não está satisfeita com os serviços prestados. Apesar de alguns comentários mencionarem que obtiveram resultado, como entrevistas e contratação, a maior parcela de comentários mostra uma experiência ruim, sendo que a principal queixa é de que não houve retorno.
Enquanto não temos retorno, o ideal é continuar a se aperfeiçoar profissionalmente e não desistir. O cenário econômico não é o mais favorável, aumentando a cada dia a taxa de desemprego e a concorrência por vagas. A melhor alternativa é manter, dentro do possível, os seus contatos informados sobre a sua situação e qual objetivo você busca, talvez dessa forma, seja maior a probabilidade de recolocação no mercado de trabalho.

Talvez você já tenha se deparado com situação parecida quando estava a procura de uma nova colocação no mercado de trabalho, ou procurando se inserir novamente nele em conseqüência de um desemprego.
Onde procurar emprego? A verdade é que quanto mais qualificado você for, mais difícil será conseguir uma colocação mais rapidamente. Parece que isto assusta as empresas, parece que por mais complexo que seja a descrição de uma vaga, você nunca tem como preencher tudo o que as empresas procuram, parece que você é demais para aquela organização, e se ela te contratar, logo virá outro e te "arrancará" de lá, portanto do ponto de vista das empresas, é melhor selecionar alguém aquém, para não correr o risco de, contratando um profissional além das qualificações necessárias, o mesmo não se interessar futuramente pelo serviço e pela vaga. Como se isto fosse garantia de alguma estabilidade, já que o mercado hoje não tem mesmo conseguir reter de forma correta nem os aquém e nem os além.
Não existem bancos de currículo para nível superior, como os SINES, por exemplo, que dêem a oportunidade para o cadastro do currículo de forma gratuita. Você é obrigado a pagar para procurar vagas e se candidatar às mesmas.
A questão muitas vezes é justamente esta, você tem que pagar. E para uma pessoa desempregada, qualquer coisa a mais pesa no orçamento, principalmente quando você tem a incerteza de quanto tempo esta situação irá se prolongar.
Ha um tempo atrás eu realmente achava que estes sites de busca de emprego eram eficientes. Meu ultimo emprego eu consegui através de um deles, mas agora estou começando a desconfiar da veracidade dos mesmos.
Este deve ser um ramo muito lucrativo, já que o aumento de sites de empregos, nos últimos anos, vem crescendo significativamente.
Cadastrar-se em mais de um site de empregos tem o mesmo resultado de cadastrar-se somente em um, pois tem uma questão que geralmente passa despercebida pelos candidatos, a oferta das mesmas vagas. Repare bem que praticamente todas as vagas que estão anunciadas em um site, estão no outro também. A mesma vaga, a mesma empresa, não muda nada.
Outra coisa, as vagas não saem do sistema, dando a impressão de que ou a empresa que procura mão-de-obra não se deu ao trabalho de finalizar o processo, ou a vaga continua em aberto apesar da procura.
O que eu acho muito estranho é que muitas vezes a descrição dos cargos não são tão complexos assim, são vagas que poderiam ser preenchidas com uma certa tranqüilidade. Então, porque elas ainda estão nos sites?
Muitas vezes eu, na condição de desempregada, me sinto frustrada quando me candidato a estas vagas, pois muitas vezes eu tenho certeza de que pelo menos, tenho condição de participar do processo, pois possuo as qualificações necessárias, mas nem chamada eu sou, ou pior ainda, nem uma resposta negativa eu recebo. Isto é desapontador demais. E para piorar, quando você busca novas vagas, sempre aparecem as mesmas de uns meses atrás, ou seja, aquela vaga em que você se cadastrou a dois meses ainda está em aberto. Dai fico me perguntado: O que eu tenho de tão ruim que ninguém me chama para nenhuma entrevista?
Eu tenho plena convicção de que sou boa profissional, claro que nem sempre a mais adequada para uma determinada vaga, mas com certeza eu tenho muitas habilidades e capacidades, que tenho certeza que podem contribuir dentro de uma organização.
Eu enquanto recrutadora, costumava usar esta ferramenta como forma de captar currículos para vagas especificas e buscava usar este meio de forma bem consciente. Consegui excelentes resultados com eles, bons profissionais, mas principalmente, porque eu sabia a importância deste tipo de trabalho. Me preocupava em fechar o processo corretamente, oferecer feedback aos candidatos, como forma de tornar o processo transparente, como ele realmente deveria ser, e principalmente porque um dia eu precisei de usá-lo e sabia como era importante, na condição de candidata, receber um feedback das vagas que me inscrevia.
Um conhecido a um tempo atrás me disse que muitas destas vagas são "inexistentes", estão no site, mas não são de verdade. Só estão lá para dar "volume" à quantidade de ofertas. Não tenho como provar se isto é ou não verdade, mas depois disto, comecei a ver com outros olhos esta situação.
E é dai que surgem todos estes meus questionamentos relatados acima. Será que isto é verdade? Será que é uma forma de conseguir dinheiro fácil, aproveitando de uma vulnerabilidade e instabilidade emocional? Realmente não tenho respostas para estas perguntas, gostaria muito de ter, mas não tenho, e com isto não deixo de ficar mais uma vez frustrada diante desta situação.
Talvez seja somente eu, meio desenganada, por estar pagando a mais de 5 meses estes sites e não ter nenhuma resposta. Talvez eu esteja me candidatando em vagas erradas. Talvez....
Gostaria muito de poder receber feedbacks de historias de sucesso, de pessoas que foram felizes na escolha deste meio de visibilidade do mercado. Quem sabe alguém disposto a partilhar a sua experiência, mesmo que seja somente para um consolo, como uma forma de manter minha fé neste sistema, uma esperança de que eu também vou conseguir algo. Ou até mesmo ouvir histórias parecidas com as minhas, de pensar que não estou de toda errada.
Quem sabe?


Fonte: Ludmilla Cazita e Mestre dos Blogs

Nenhum comentário:

Postar um comentário